quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES/ 2 DE FEVEREIRO

PAULO MELO ON LINE
BLOG NAVEGANTES

Sob a benção de Navegantes


Há dez anos, o desemprego assolava a vida de Paulo Júnior, 29 anos. Sem perspectiva de conseguir trabalho, resolveu pedir a Nossa Senhora dos Navegantes aquilo que parecia impossível conseguir apenas entregando currículos por aí. Acompanhado pela mãe, que também tinha pedidos para fazer, foi ao centro de Porto Alegre e se misturou à multidão em um dia 2 de fevereiro. A partir dali, essa data nunca mais foi a mesma para o atual gerente de contas de uma multinacional.
—  Eu tinha prometido para ela que, se conseguisse um emprego, voltaria no próximo ano — depois disso, Paulo nunca mais faltou a uma procissão de Navegantes.
O trajeto de seis quilômetros da igreja do Rosário até o santuário se tornou um desafio. Hoje, para ele, não basta caminhar, é preciso superação.
— Ela é como vida, cheia de altos e baixos. É preciso seguir com humildade e respeito.
Além de fazer o percurso com o pé descalço, Paulo sempre convida alguém para ir junto. Alguém que nunca tenha participado. É a forma que encontrou de retribuir todas as graças que já recebeu.
Sob o olhar da imagem da santa, Paulo se casou em dezembro do ano passado. A mulher, Camila, também se tornou devota, assim como o cunhado, a sogra, o irmão, o pai, e muitos amigos.
O motivo da fé ser tão grande em uma santa protetora dos mares ele não sabe explicar. Não é marinheiro. Nunca foi surfista. Muito menos morou ou trabalhou perto da igreja da santa. A única certeza que tem é que Nossa Senhora dos Navegantes sabe que ele existe.

Por que Porto Alegre comemora o dia de Nossa Senhora dos Navegantes?

Ela é popular em Porto Alegre, reconhecida por bençãos e curas. A data dela, 2 de fevereiro, é feriado municipal. Pode parecer, mas Nossa Senhora dos Navegantes não é a padroeira da Capital dos gaúchos.

A devoção à santa é uma herança lusitana. A fé foi transmitida aos gaúchos pelos navegadores portugueses, que consideram Maria, mãe de Jesus, como a santa protetora dos mares. Em Porto Alegre, cidade de colonização açoriana, os imigrantes encomendaram ao escultor João Alfonso Lapa, que vivia em Portugal, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes.
A obra chegou a Capital gaúcha em 1871. Em 1875, foi concedida a licença para a construção da capela de Nossa Senhora dos Navegantes em um terreno doado. No local, seria o futuro bairro de Navegantes. A primeira procissão ocorreu no dia 2 de fevereiro daquele ano. Ao amanhecer, por terra. À tarde, pelo rio. A imagem foi levada da igreja de Nossa Senhora do Rosário à capela do Menino Deus, onde permaneceu até a inauguração do santuário, em 1876.
Um incêndio atingiu a paróquia em 1910 e destruiu a imagem trazida de Portugal. A reconstrução da igreja foi feita pelos devotos, e uma nova estátua foi encomendada ao mesmo escultor. A reinauguração ocorreu em 1913. O local até hoje recebe a festa de Navegantes.
Em tempo: a padroeira de Porto Alegre é Nossa Senhora Mãe de Deus.
Fonte: Livro Nossa Senhora dos Navegantes, de Henrique Licht

Bairro Santo Agostinho recebe imagem de Navegantes


A paróquia Santa Rosa de Lima, localizada no bairro Santo Agostinho, recebeu hoje a imagem peregrina de Nossa Senhora dos Navegantes. A chegada ocorreu às 19h. Logo após, houve oração do terço e missa. Os fiéis ainda fizeram uma procissão em homenagem a santa. A imagem permanecerá na paróquia até quinta-feira, quando parte para a igreja Nossa Senhora do Trabalho.
A igreja fica na Avenida Bernardino de Oliveira Paim, 82, em Porto Alegre. O telefone é 51 3367-1422.

Imagem peregrina da santa visita 13 igrejas da Capital

Saída da imagem da Igreja Navegantes

A festa deste ano começou no dia 2, com o início da peregrinação da imagem a 13 igrejas da Capital. A paróquia São João Batista, na zona norte de Porto Alegre, foi a primeira a receber a visita da Santa.
Chegada na paróquia São João
No dia 21, a imagem passará pela Catedral Metropolitana, depois de deixar a paróquia Nossa Senhora do Trabalho. A chegada será durante a missa das 18h30min, e a saída às 18h do dia seguinte. Na ocasião, a peregrina seguirá em carreata festiva por ruas e avenidas de Porto Alegre até chegar ao Santuário de Navegantes.
Já a tradicional procissão de translado para o Centro será no dia 23, após a missa das 17h, que será presidida pelo pároco do santuário, padre Remi Maldaner. O translado, com início previsto para as 18h, percorrerá as vias Sertório, Presidente Roosevelt, Farrapos, Voluntários da Pátria até a Vigário José Inácio.
A procissão para o Santuário de Nossa Senhora do Rosário, no Centro, representa a abertura oficial dos festejos. A imagem permanecerá no templo até o dia 2, dia de Nossa Senhora dos Navegantes, quando o cortejo terrestre seguirá pela Rua Vigário José Inácio, avenidas Mauá, Castelo Branco e Sertório até o Largo do Santuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário