sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

TRAGÉDIA NO RJ 613MORTOS

PAULO MELO ON LINE

Sobe para 613 o número de mortos na região serrana do Rio de Janeiro

Foto: Marcos Arcoverde/AE Zoom As buscas foram interrompidas à noite por conta da falta de luz As buscas foram interrompidas à noite por conta da falta de luz

Da Redação, com BandNews FM

cidades@eband.com.br

O número de mortos por conta da enxurrada que destruiu municípios da região serrana do Rio de Janeiro subiu para 594 nesta sexta-feira.

De acordo com o último levantamento da Defesa Civil, são 246 vítimas em Nova Friburgo, 283 em Teresópolis, 39 em Petrópolis, 18 em Sumidouro e quatro em São José do Vale do Rio Preto. No caso de Sumidouro, o prefeito do município corrigiu a informação dada anteriormente, de 20 mortos.

Em Teresópolis, a prefeitura confirmou um assalto a uma loja do centro da cidade, mas descarta onda de violência.

Nova Friburgo tem agora um hospital de campanha com capacidade para até 300 pessoas e leito cirúrgico. Mais cedo, um boato sobre o rompimento da represa da cidade provocou pânico. A prefeitura desmentiu o acidente.

A Federação dos Bancos recomenda que não sejam cobradas multas de contas vencidas de moradores da região afetada. Devem entrar na lista os boletos de água, luz, telefone e IPTU.

Redator: Roberto Saraiva

TRAGÉDIA NO RJ

PAULO MELO ON LINE
 
por Natália Russo

A sequência de fortes chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro causou o que está se tornando uma das maiores tragédias brasileiras: três cidades praticamente em total destruição e outras três fortemente afetadas por deslizamentos de terra, desabamento de encostas, soterramento de bairros e alagamentos. Milhares de pessoas perderam as casas, centenas perderam a vida e várias outras continuam desaparecidas.
Centenas de homens das forças de resgate do governo trabalham, muitas vezes com a ajuda de moradores, incansavelmente na busca de corpos e sobreviventes nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Areal, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. A tragédia é tamanha que hospitais e necrotérios não dão conta de fazer todos os atendimentos e estão lotados.
Por outro lado, os governos federal, estadual e municipal trabalham juntos para pensar em como reconstruir a localidade, ajudar a população atingida e, principalmente, remover esses moradores das áreas de risco – um dos principais motivos dessa grande perda.
O teleférico de Nova Friburgo, um dos pontos turísticos da cidade, foi tomado pela terra. 12/01/2011. Foto: Marcos de Paula/AE
Morro desaba no centro de Nova Friburgo e atinge diversas casas. Resgate teve dificuldade para chegar ao local. 12/01/2011. Foto: Marcos de Paula/AE
Teresópolis foi o município que registrou o maior número de mortes: 130. 12/01/2011. Foto: Wilton Júnior/AE
Nova Friburgo enfrenta o desafio de oferecer assistência médica aos feridos em deslizamentos de terra, desabamentos de imóveis e enchentes provocados pela forte chuva que caiu na madrugada desta quarta-feira, 12/01/2011. Foto: Marcos de Paula/AE
Nova Friburgo ficou praticamente sem comunicação durante todo o dia de hoje, 12/01/2011. Foto: Marcos de Paula/AE
Três bombeiros que tentavam resgatar moradores de um prédio que havia desabado foram soterrados, em Nova Friburgo. 12/01/2011. Foto: Marcos de Paula/AE
Excesso de corpos deixa IML de Teresópolis em colapso. Teresópolis, 12/01/2011. Foto: Wilton Júnior/AE

TRAGÉDIA NO RJ..510 MORTOS

PAULO MELO ON LINE
Carros foram carregados pela força da terra durante o desmoronamento de morro en Nova Friburgo. 12/01/2011. Foto: Marcos de Paula/AE

TRAGÉDIA NO RJ..506 MORTOS

PAULO MELO ON LINE

Infeliz Ano Velho!

Seri
- Via blog do Seri

TRAGÉDIA NO RJ..506 MORTOS

PAULO MELO ON LINE

TRAGÉDIA NO RJ..506 MORTOS

PAULO MELO ON LINE

Ênio

Ênio

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

TRAGÉDIA NO RJ..506 MORTOS

PAULO MELO ON LINE

Enchentes no Rio de Janeiro

As fortes chuvas que atingiram o Estado do Rio de Janeiro desde terça-feira (11),  já provocaram centenas de mortes e deixaram milhares de desabrigados na região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

TRAGÉDIA NO RJ..506 MORTOS

PAULO MELO ON LINE

TRAGÉDIA NO RJ..506 MORTOS

PAULO MELO ON LINE

Sobe para 506 o número de mortos pelas chuvas no Rio

Nova Friburgo confirma 201 mortes. Teresópolis tem 185 vítimas; Petrópolis, 39; Sumidouro 19; e São José do Vale do Rio Preto, 4

iG Rio de Janeiro
Compartilhar:
Já chegam a 448 os mortos em consequência das fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro entre a noite de terça-feira (11) e a madrugada desta quinta-feira (13). Ainda há desaparecidos, segundo informações da Defesa Civil do Estado, além de milhares de desabrigados. Entre as vítimas, estão familiares do economista Erik Conolly, diretor da holding do Icatu.
A Prefeitura de Sumidouro confirmou a morte de 19 pessoas e as buscas por desaparecidos continuam. Os bairros mais afetados são: Centro, Campinas, Dona Mariana, Chácara, Vila Corquinho e Volta.
Já a cidade de São José do Vale do Rio Preto confirmou  4 pessoas mortas.
Em Teresópolis, uma das cidades mais astigadas da Região Serrana, mais de 600 pessoas estão em abrigos, sendo pelo menos 300 em um ginásio, segundo a Defesa Civil municipal.


Foto: Agência O Globo
Com casas destruídas e sem ter para onde ir, famílias interias buscam abrigo em ginário de Teresópolis

Segundo balanço da Defesa Civil, há pelo menos 13 mil desabrigados (aqueles que perderam tudo e necessitam de abrigos públicos) ou desalojados (que podem contar com a ajuda de vizinhos e familiares) no Estado. Em Petrópolis há 3.600 desalojados e outros 2.800 desabrigados.
Em Teresópolis, a Defesa Civil contabiliza 1.300 desalojados e 1.200 desabrigados. O rio Santo Antônio transbordou e, em alguns pontos da região do distrito de Itaipava, a água chegou a mais de dois metros de altura. Muitos moradores, de acordo com a Prefeitura, ficaram ilhados.
Em Nova Friburgo ficaram desalojadas 3.220 pessoas e, 1.970, desabrigadas. A presidenta Dilma Rousseff sobrevoou a cidade nesta quinta-feira. Acompanhada do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, ficou em Nova Friburgo por cerca de uma hora e teve uma reunião com ministros e autoridades locais. Abordada por jornalistas, disse apenas que "governo promete ações firmes para ajudar a reconstruir a cidade".
Teresópolis
O prefeito de Teresópolis, Jorge Mário Sedlacek, disse, em entrevista à TV, na tarde de quarta-feira, que a cidade estava com mais de 500 desabrigados e ao menos 15 bairros afetados pelas chuvas. "Essa é a maior catástrofe da história do município", afirmou.
Devido ao grande número de mortos, os enterros foram prorrogados até as 22h, no cemitério Municipal Carlinda Berlim. A prefeitura solicitou a abertura de 300 covas, pois ainda há desaparecidos.
Com apenas seis câmaras frigoríficas, o Instituto Médico Legal (IML) da cidade precisou improvisar um necrotério alternativo para abrigar os corpos de todas as vítimas. De acordo com o delegado Wellington Pereira, o jeito foi pedir emprestado um imóvel em frente à 110ª DP, onde funciona o IML do município. “No local funcionava uma igreja evangélica, mas agora está vazio. O proprietário mora em Minas Gerais e prontificou-se a nos emprestar para colocarmos os corpos. É um galpão muito grande, que na frente tem salas. Poderemos fazer até um QG (quartel general) para tratar da questão”, disse o delegado.