sábado, 8 de janeiro de 2011

SEGURANÇA DE LULA...

PAULO MELO ON LINE

JOSÉ ALENCAR?

PAULO MELO ON LINE

ESCAPOU POR MILAGRE

PAULO MELO ON LINE

DEU ZEBRA..ELA RIU

PAULO MELO ON LINE

Relembre primeira semana do ano da bicharada

 
 
 
Reprodução/Irina Koehler/Caters News/Mail Online   A zebra exibida resolveu abrir um sorrisão para a câmera de um turista.

A DISCRETA MARCELA THEMER

PAULO MELO ON LINE

Lula 'Não vi Nadinha' da Silva!

Dalcío
- Via Correio Popular.

Marcela Temer visita o Palácio do Jaburu, em obras

  Fotos: Lula Marques e Dorivan MarinhoA nova vice-primeira-dama Marcela Temer realizou nesta sexta (7), sua primeira visita ao Palácio do Jaburu.

Moradia oficial do marido, o vice-presidente Michel Temer, o palácio encontra-se em obras.

O pedaço mais trabalhoso da reforma é a revisão das instalações elétrica e hidráulica.

A pedido dos Temer, estão sendo providenciados também mecanismos de proteção para a área da piscina.

Deve-se o cuidado ao fato de que, além de Marcela, será inquilino do Jaburu pelos próximos quatro anos Michelzinho, 2, filho do casal.

Enquanto aguarda pela conclusão das obras, Temer ocupa um apartamento funcional da Câmara dos Deputados.

A visita de Marcela ao palácio foi feita sem alarde. O blog apurou que, em privado, ela se mostra incomodada com a súbita notoriedade.

Mercê da beleza jovial exibida durante a posse de Dilma Rousseff e de Temer, Marcela foi ao noticiário como Carla Bruni brasileira.

Planeja fugir do rótulo conservando, em Brasília, a mesma discrição que a manteve longe dos refletores desde 2003, ano em que se casou.

O casamento civil de Marcela, 27, com Temer, 70, completa oito anos em julho de 2011.

Só agora as câmeras notaram a presença dela. Flagraram até a tatuagem que traz na parte de trás do pescoço, onde se lê o nome do marido.

EM WASHINGTON UM ENVELOPE EXPLODE EM AGÊNCIA POSTAL

PAULO MELO ON LINE

Envelope pega fogo em agência postal de Washington

Da AFP

mundo@eband.com.br

Um envelope pegou fogo nesta sexta-feira em uma agência postal da capital americana, Washington, sem deixar feridos, informou a polícia nesta sexta-feira.

O incidente "foi qualificado de combustão simples", informou à AFP o oficial Hugh Carew, da polícia da capital federal.

"Um ou dois" envelopes pegaram fogo às 14H45 local em uma agência dos correios, mas o incidente não provocou vítimas. O prédio foi evacuado e especialistas fizeram uma 'varredura' em busca de explosivos, disse Carew.

A agência postal da Rua 5 é uma das que recebe e distribui envelopes enviados aos organismos do governo federal em Washington.

Na véspera, dois pacotes pegaram fogo em prédios públicos, ferindo três pessoas, entre elas um funcionário dos correios, mas não está claro se há ligação entre os dois incidentes.

Um dos pacotes se incendiou em Annapolis, capital de Maryland, e outro na sede do departamento de Trabalho, em Hanover, no mesmo estado.

"Estamos trabalhando intensamente para determinar se a situação está vinculada com algo que tenhamos feito nos últimos dois dias", disse o porta-voz do Serviço de Inspeção Postal, Mike Romano, ao jornal Washington Post.

O canal de televisão local WJZ informou que um dos pacotes tinha uma mensagem sobre letreiros instalados recentemente nas estradas de Maryland pedindo aos motoristas que "informem sobre atividades suspeitas".

TROCA DE COMANDO DA PM DIA 12/ QUARTA FEIRA

PAULO MELO ON LINE

PAUTA DIA 12 – 19H – Richa participa da troca de comando da Polícia Militar do Paraná

O governador Beto Richa, acompanhado do secretário da Segurança Pública, Reinaldo Almeida Cézar, participa na próxima quarta-feira (12), às 19 horas, da passagem da função de Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, no Quartel do Comando-Geral, no bairro Rebouças, em Curitiba. Assume o posto o coronel Marcos Teodoro Scheremeta substituindo o atual comandante-geral coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.

QUEDA DE AVIÃO NA VENEZUELA MENINA DE 13 ANOS SOBREVIVE

PAULO MELO ON LINE

Menina de 13 anos sobrevive após queda de avião bimotor na Venezuela

Outors cinco ocupantes, todos da mesma família, morreram no acidente.
Aeronave apresentou problemas mecânicos antes da decolagem.

Do G1, com informações das agências internacionais*
Menina de 13 anos sobreviveu à queda de avião bimotor em região rural da Venezuela; cinco ocupantes morreram.Menina de 13 anos sobreviveu à queda de avião bimotor em região rural da Venezuela; cinco ocupantes morreram. (Foto: Ivan Bruguera-La Noticia / Reuters)
Uma garota de 13 anos sobreviveu à queda de um avião de pequeno porte nesta sexta-feira (7) no estado de Cojedes, na Venezuela, segundo comunicado do ministério dos Transportes e Comunicações daquele país.
Cinco pessoas morreram no acidente, de acordo com informações do ministério. Todos os ocupantes eram da mesma família. O avião partiu da ilha turística de Margarita, no estado de Nueva Esparta, e seguia ao aeroporto de Maiquetía.
A aeronave chegou a ter problemas em uma primeira decolagem, o que obrigou ao piloto retornar ao aeroporto. Em seguida, após reparos, o avião decolou novamente. A queda na zona rural deixou o avião completamente destruído.
(*) Com informações das agências Efe e France Presse.

CONFRONTO ENTRE FARC E EXÉRCITO MATA 9 NA COLÔMBIA

PAULO MELO ON LINE

Confronto entre Farc e Exército mata nove na Colômbia

Outras cinco pessoas ficaram feridas no confronto.
Rebeldes pretendiam atacar uma delegacia policial.

Da France Presse
Cinco rebeldes das Farc, três militares e uma jovem morreram nesta sexta-feira (7) em combates no sul da Colômbia, durante um ataque da guerrilha contra uma delegacia policial, informou o comandante do batalhão local, o general Juan Carlos Salazar.
Segundo Salazar, os combates começaram às 21h30 (horário de Brasília), quando os rebeldes atacaram o povoado de San Vicente del Cagüán, no departamento de Caquetá. Os rebeldes chegaram em dois veículos e seguiam para a delegacia policial quando foram interceptados por um grupo de soldados.
"No combate morreram cinco guerrilheiros, três militares e uma jovem, menor de idade, que passava pelo local", revelou o general. Segundo Salazar, o confronto deixou ainda quatro militares e um civil feridos, que foram levados ao hospital de Florencia, a capital regional.

OAB AMEAÇA COM MEDIDA JUDICIAL PARA DEVOLUÇÃO DOS PASSAPORTES

PAULO MELO ON LINE
CH

Sponholz

Sponholz

Dilma quer Pesca no combate a fome

Foto AGORA SÓ FALTA ENSINAR A MINISTRA A PESCAR
A ministra Ideli Salvatti (Pesca) esteve reunida com a presidenta Dilma, nesta sexta-feira (7), quando recebeu a determinação de envolver a pasta no Programa de Erradicação da Pobreza Extrema. O ministro Antônio Palocci (Casa Civil) também participou da reunião. “Temos condições de investir mais nos gargalos que impedem o desenvolvimento desse setor e podemos usar o pescado para garantir mais alimento à mesa dos brasileiros”, disse a ministra. Além disso, lembrou ela, os pescadores artesanais integram o público alvo do futuro programa.

UE rejeita oferta de visita do Irã

A União Europeia rejeitou oferta do Irã de visitar suas instalações nucleares, segundo informações da chefe de Relações Exteriores do bloco, Catherine Ashton, porém, continua otimista em relação às conversações previstas com Teerã para este mês. O Irã enviou cartas a vários embaixadores junto à Agência Internacional de Energia Atômica em Viena, convidando-os a visitar duas instalações nas próximas semanas: a usina de enriquecimento de urânio de Natanz e o complexo de água pesada de Arak. Entre os países convidados está o Brasil, que analisa a oferta, de acordo com o Itamaraty. Informações da Reuters.

BA: estudantes protestam contra reajuste do valor da passagem

Estudantes que protestam desde a última segunda (3) contra o reajuste do valor da passagem do transporte coletivo de Salvador, pretendem sair em caminhada nesta sexta (7) até a Prefeitura. O movimento "Revolta do Buzu 2011" deve atrapalhar o trânsito no Campo Grande e na Avenida Sete de Setembro. Os manifestantes pedem, além do cancelamento do reajuste, o congelamento da passagem por dois anos, a reativação do Conselho Municipal do Transporte, o fim da taxa de revalidação do Salvador Card, mais pontos de recarga e ainda a transformação da Lapa em estação de transbordo e transporte público 24 horas. Informações do Bahia Notícias.

OAB ameaça medida judicial se filhos de Lula não devolverem passaportes

Eugênio Novaes Foto PRES. OAB, OPHIR CAVALCANTE
O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, fez nesta sexta (07) um apelo aos familiares do ex-presidente Lula, que receberam passaportes diplomáticos do Itamaraty de forma privilegiada, para que os devolvam, "sob pena de se criar um constrangimento desnecessário ao ex-presidente Lula". Ophir afirmou que se isso não acontecer, a OAB se vê na obrigação de tentar medida judicial para buscar correção do ato da concessão do documento pelo Itamaraty. Informações da OAB.

 

 

Deputado pede anulação de decisão que negou a extradição de Battisti

Foto DEP. FERNANDO DESTITO
O Supremo Tribunal Federal recebeu ação popular em que o deputado eleito Fernando Destito Francischini (PSDB-PR) pede a anulação da decisão da Presidência, que negou extradição ao italiano Cesare Battisti. Ele solicita que seja seguida a determinação judicial da extradição. Segundo ele, ao recusar a extradição, o governo brasileiro estaria iniciando uma “grave crise diplomática com o governo da Itália”, diante da possibilidade de levar o caso à Corte Internacional de Haia. O presidente do STF, Cezar Peluso, encaminhou a ação ao relator do caso na Suprema Corte, o ministro Gilmar Mendes.
Fotografia é história
O último presente

Enquanto Lula recebe os abraços de despedida antes de embarcar para São Bernardo do Campo, um funcionário trata de guardar mais um presente de um admirador. 1º. de janeiro de 2011. Como foiNada pode passar em branco diante de um fotógrafo, especialmente em uma cobertura de grande porte como a posse de um novo presidente da República. O olho deve estar afiado para observar todos os lances do acontecimento. É por isto que jamais deixo me inteirar sobre a matéria que vou fazer. Eu tinha lido nas vésperas da transmissão de cargo que Lula ganhou como lembrança, durante os seus oito anos de governo, mais de um milhão e meio de presentes. Com os outros presidentes também acontece o mesmo, tanto que vêem-se forçados a abrir memoriais para abrigar tudo aquilo que recebem. Mas convenhamos, no caso de Luís Inácio quantidade é um tanto demasiada. Pois esse quadro aí da foto vai aumentar ainda mais o acervo do ex-presidente. Foi oferecido por um fã desconhecido nos derradeiros instantes de Lula em Brasília. O autor certamente não é um pintor consagrado, mas vê-se que o quadro a óleo reproduz a paisagem de uma fazenda do interior do Brasil. Orlando Brito

Efraim Filho defende mínimo de R$ 600

Foto DEPUTADO FEDERAL, EFRAIM FILHO
O deputado federal Efraim Filho (DEM) defendeu  que o salário mínimo seja de R$ 600,00 em 2011. Conforme o deputado, a proposta do governo federal para o ano que vem, prevê um salário mínimo de R$ 538,15  com pagamento em fevereiro. Atualmente, o salário mínimo está em R$ 510. "Vale destacar que o fomento do mercado interno durante as incertezas econômicas de 2008 ocorreu, principalmente, devido ao aumento do salário mínimo nesse período, que injetou bilhões na economia. Entendemos que um reajuste digno para o salário mínimo é uma forma de distribuir renda e fortalecer o mercado interno, aumentando o consumo, a produção e, conseqüentemente, gerando novos postos de trabalho" defendeu.

CE: prisão não poderá exceder 20%

A pedido do governo do Ceará, Cid Gomes, a Vara de Execução Penal e Corregedoria de Presídios de Fortaleza aumentou o percentual de excesso prisional. Com a determinação do juiz Luiz Bessa Neto, nenhuma unidade penitenciária poderá exceder mais de 20% da capacidade máxima, que antes era de 10%. A Portaria foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico de ontem (6). Informações do TJ-CE.

RJ: 495 permanecem desalojadas

Novo boletim da Defesa Civil do Rio de Janeiro divulgou que  o estado já contabiliza um total de 68.594 pessoas atingidas pelas chuvas desde dezembro do ano passado. Um total de 495 permanecem desalojadas e 189 desabrigadas. Entre os municípios mais atingidos está Teresópolis, com 139 pessoas fora de casa. Petrópolis registra três das cinco mortes provocadas pelas chuvas . Os outros dois óbitos ocorreram em Santo Antônio de Pádua.

Dilma limita gastos a R$ 2,9 bilhões

Foto A PRESIDENTA LIMITOU O VALOR ATÉ RECEBER ORÇAMENTO 2011
Foi determinado pela presidenta Dilma Rousseff, e publicado ontem (7), no Diário Oficial da União, que, até a publicação da Lei Orçamentária de 2001, na próxima semana, órgãos do Executivo que integram os orçamentos Fiscal e da Seguridade Social estão limitados a gastar, globalmente, até R$ 2,9 bilhões. Agora, caberá aos ministros, Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento) adotar as providências necessárias ao cumprimento do decreto. Informações da Agência Senado.

Oi não cobrará multa por rescisão

A empresa de telefonia Oi não vai mais cobrar multa dos clientes que quiserem deixar a operadora ou mudar de plano pós-pago. O objetivo, segundo informações da Oi, é garantir maior liberdade de escolha para os clientes e ressaltar os benefícios dos seus serviços.  A determinação só vale para as regiões nas quais a empresa já atuava antes da compra da Brasil Telecom: São Paulo, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe. A estratégia também deverá ser adotada na região 2, que inclui os outros dez estados. Informações da Agência Brasil.

Sponholz

Sponholz

JOSÉ GENOINO DESMENTE CONVITE PARA AUXILIAR JOBIM

PAULO MELO ON LINE
CH

Passaportes foram exigência de Marisa Letícia

Fonte do Ministério das Relações Exteriores garante que a concessão de passaportes diplomáticos a dois filhos (um deles enteado) e um neto do ex-presidente Lula foi uma exigência da ex-primeira-dama Marisa Letícia, no últimos dias do governo. Ela deu a ordem, prontamente cumprida pelo então chanceler Celso Amorim, após verificar que o documento faltava aos três. Bajulador emérito, Amorim atendeu.

Ela confunde...

Em julho de 2004, Marisa proibiu Lula de repreender publicamente os filhos que usaram avião da FAB para passear com 14 amigos.

...público e privado

Diante de três ministros, Marisa vetou a reprimenda do marido aos filhos que abusaram do erário: “Queremos o tudo a que temos direito”.

Eu posso, eu faço

Em 2004, Marisa plantou no Alvorada um canteiro na forma da  estrela do PT, no jardim cujo projeto foi doado a JK pelo imperador do Japão.

Precisa provar

Ex-presidentes, suas mulheres e eventuais filhos menores têm direito a passaporte diplomático. Além de comprovado “interesse nacional”.

Rolo da Cesp pode dar ‘choque’ em Alckmin

O governador tucano Geraldo Alckmin está com um problema de milhares de volts na Cesp, a Cia Energética de São Paulo: o conselho de ética da OAB e o Ministério Público querem punição para a grotesca trapalhada com o dinheiro público dos advogados da estatal: eles perderam o prazo em 16 ações, todas julgadas no Supremo Tribunal Federal, num prejuízo de mais de R$ 3 bilhões para o contribuinte.

Encalhou

A agenda da ministra Ideli Salvatti no site do ministério da Pesca lançou âncora em 3 de janeiro, data da posse. E submergiu.

É podre

Os erros jurídicos primários e o rombo poderão ficar debaixo do tapete com a privatização a toque de caixa, usando a tal “moeda podre”.

Pede pra sair, nº 1

Garibaldi Alves (Previdência) contou ter sido avisado que sua pasta “é um abacaxi". Deveriam ter deixado Carlos Eduardo Gabas no cargo.

Simancol

Um enorme relógio de parede, daqueles que se encontram nas Lojas Imaginário, está sendo colocado no gabinete presidencial. É que Dilma, a CEO da Nação, não quer deixar de lembrar aos interlocutores que o tempo dela vale ouro. Audiência tipo vapt-vupt, e vamos em frente...

A era Franklin Martins acabou mesmo. O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) colocou uma pá de cal na sua apressada “regulação” da mídia,  que mal disfarça a intenção de controlar a imprensa.

Thomas com Palocci

O ministro Antonio Palocci (Casa Civil) foi buscar no mercado Thomas Traumann, ex-colunista da revista Época, para ser seu assessor de imprensa. Um craque. Ele estava na FSB atendendo a clientes no Rio.

Lorota de Jobim

José Genoino adora milicos, tem boa relação com eles, mas fez cara de espanto com a lorota do ministro Nelson Jobim (Defesa) de que o havia convidado para sua assessoria. E nem acredita nessa hipótese.

Topo-Top irrelevante

Marco Aurélio Top-Top Garcia acha “irrelevante” a concessão ilegal de passaportes diplomáticos para filhos do casal Lula. O aspone para assuntos internacionais aleatórios, ele é especialista em irrelevâncias.

Operação limpeza

O poeta, jornalista e delegado Miguel Lucena recebeu a missão de presidir e recuperar a Codeplan, órgão de planejamento do governo do DF jogado no lixo pelas mãos de um ex-delegado, Durval Barbosa.

Bebê a bordo

Sai Florianópolis (SC), entra Porto Alegre (RS): a presidência da República reservou R$ 169 mil para a gasolina e a manutenção frota de oito carros da segurança dos parentes da presidenta Dilma em 2011.

Itália, não

Uma vez que até o neto de Lula ganhou passaporte diplomático, talvez o ex-presidente planeje mudar-se do Brasil... Exceto para a Itália, que não o quer por perto após sua proteção ao bandidão Cesare Battisti.

Já vão tarde

O Itamaraty diz que os passaportes diplomáticos para os filhos de Lula são de “interesse do país”. O interesse do País é que sumam?...
Enviar por e-mail Imprimir 

Poder sem pudor

Porteiro, só ateu

Foto
No primeiro dia de trabalho como prefeito do Recife, nos anos 60, Augusto Lucena reuniu a assessoria. Tinha pressa. Mas a reunião era interrompida a todo instante por pessoas que queriam cumprimentar o novo prefeito. Ele pediu à secretária que mandasse o porteiro informar que ele não se encontrava. Momentos depois, ela voltou para dizer que não seria possível: - O porteiro é protestante e disse que não pode mentir... Segundo relatam jornalistas da época, Lucena não contou conversa: - Então a senhora me arranje um porteiro ateu!

BETO RICHA..AMPLIAÇÃO DO PORTO JÁ!!!

PAULO MELO ON LINE
FÁBIO CAMPANA

Secretário de Segurança Pública elabora ações para reduzir índices
de criminalidade


Beto Richa em visita hoje (7) ao quartel do Corpo de Bombeiros e à coordenação da Operação Viva o Verão, em Matinhos, determinou ao secretário de Segurança, o delegado federal Reinaldo de Almeida César a adoção de medidas para reduzir os índices de criminalidade no Paraná.
O secretário da Segurança salientou que é preciso reduzir as taxas de homicídios, de latrocínios, de crimes violentos, crimes patrimoniais. “Para isso vamos trabalhar no sentido de integrar as forças de segurança do Estado, com as forças federais, órgãos de inteligência, forças armadas, tendo em vista a perspectiva da posição geográfica do Paraná, que exige uma atenção especial, seja com o porto de Paranaguá, e de outro pela fronteira com o Paraguai”.
“As ações serão norteadas com base em um planejamento que irá considerar as áreas onde os índices de criminalidade são mais altos, principalmente aqueles ligados ao tráfico de drogas”, detalhou Almeida César.

Beto determina que a Appa dê início imediato ao estudo de ampliação
do porto


Beto Richa determinou que a Appa dê início imediato ao estudo de viabilidade para ampliar em 60% a capacidade do cais comercial do porto, que passaria dos atuais 20 berços de atracação para 32 berços. “Esta ampliação permitirá que nossa capacidade de movimentação de cargas passe das atuais 38 milhões de toneladas por ano para 60 milhões de toneladas anuais. Com isso, garantiremos renda e muito trabalho a todos”, afirmou o superintendente Airton Maron.
O governador anunciou ainda que o porto receberá investimentos de R$ 20 milhões da cooperativa paranaense Cotriguaçu, que em março começará a construir um novo silo para a armazenagem de granéis. A Appa cederá o terreno onde o silo será construído e terá capacidade para armazenar 60 mil toneladas de grãos. “É uma demonstração de confiança na nova mentalidade que agora se instala no Governo do Paraná”, afirmou Maron.

Nova diretoria dos portos


Beto Richa aproveitou a ida a Paranaguá para anunciar a nova diretoria dos portos de Paranaguá e Antonina. A diretoria técnica será ocupada por Paulinho Dalmaz. Na diretoria administrativo-financeira, foi nomeado Carlos Roberto Frisoli. Na diretoria de desenvolvimento empresarial ficará Lourenço Fregonese, e o diretor do Porto de Antonina será Paulo Marcos Scalco.

Cúpula do TCE assume na próxima semana

O conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães assume a presidência do Tribunal de Contas (TCE-PR), para o biênio 2011-2012, na próxima quinta-feira, em sessão solene às 15 horas, no Plenário do TCE. Também serão empossados os conselheiros Artagão de Mattos Leão, que assume a vice-presidência da Casa, e Nestor Baptista, que ocupará o cargo de corregedor-geral.

Francischini pediu anulação do ato da Presidência da República sobre o caso Battisti


O deputado federal Fernando Francischini (PSDB-PR), pediu ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a suspensão e a anulação do ato da Presidência da República que rejeitou a extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti. Na ação, o deputado argumenta que a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) causa “grave crise diplomática com o governo da Itália”.
O deputado tucano lembra que a permanência de Battisti no Brasil pode levar o caso à Corte Internacional de Haia e afetar um tratado comercial e militar “destinado a movimentar R$ 22,1 bilhões” entre os dois países. Ao reforçar que a extradição foi aprovada pelo STF, Francischini diz que a rejeição viola a moralidade administrativa por ser “movida por pauta puramente ideológica” e desrespeita tratados e convenções internacionais ratificados pelo Brasil.

Ridículas manobras de requianistas para permanecer nos cargos

Deveriam ser cômicas, se não fossem trágicas as manobras que comissionados requianistas e pessutistas fazem para se manter no Governo.
Barnabés no Palácio, em todas as secretarias e autarquias, que antes seguravam bandeiras e vestiam camisetas do PMDB, num passe de mágica começaram a cercar o puleiro tucano. Sem a menor vergonha, em explícitas e descaradas cenas.
Para os comissionados que não querem largar o osso, membros do Governo Richa avisam que não há puxa-saquismo ou babação de ovo que mantenha o cargo e o capilé. E para os que ainda persistem, o recado é: “há vida fora do Governo”.

250 mil professores e profissionais temporários já estão inscritos no PSS

Duzentos e cinquenta mil professores e profissionais da educação já se inscreveram no Processo de Seleção Simplificada (PSS) até esta sexta-feira (7). O processo foi aberto no último dia 27 para suprir a necessidade de cerca de 30 mil professores e 7 mil funcionários de serviços gerais e administrativos do quadro de funcionamento das escolas.
A superintendente da Educação, Meroujy Cavet, relatou que o PSS é um meio emergencial para solucionar a falta de professores e funcionários nas escolas para o início das aulas. “O processo é bom, porém o número de profissionais contratados pelo PSS é grande. Isso deve diminuir com o tempo e também com a contratação de profissionais do concurso vigente de 2007”, afirmou.

Beto anuncia medidas para o Hospital Regional de Paranaguá


Beto Richa visitou o Hospital Regional de Paranaguá e anunciou medidas para a ocupação adequada da obra. No hospital, a ala construída para ser uma maternidade, está sendo usado para o almoxarifado. Os 22 leitos leitos disponibilizados para a especialidade fazem falta para clínica médica e cirurgia. A Secretaria de Estado da Saúde desenvolve projeto a construção de um novo almoxarifado.

Romanelli quer manter o Mínimo Regional


Luiz Cláudio Romanelli – secretário estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social – afirmou nesta sexta-feira (07), que o governo deve continuar com a política do salário mínimo regional.
Segundo o secretário, o piso regional será discutido no Estado já nos próximos meses. Até maio, o mês que é a data base do mínimo regional, haverá debates com as centrais sindicais, o setor patronal, o Governo Estadual e unidades técnicas como Ipardes e Dieese. Romanelli explicou que a inflação e o PIB são índices que fazem parte da definição do valor do salário mínimo.
O mínimo regional do Paraná é o maior salário regional do país. Foi instituído no ano de 2006 e hoje seus valores oscilam entre R$ 663,00 e R$ 765,00 para quatro categorias de empregados que não têm acordo coletivo de trabalho. Trabalhadores do campo, do comércio, da produção de bem, da indústria e domésticas são atendidos por este salário.
O secretário estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social discutiu o assunto em reunião com integrantes da Coordenação Federativa dos Trabalhadores (CFT-PR), que representa cerca de 500 mil trabalhadores.

Empresários empolgados

As informações do Governo que chegam aos ouvidos do empresariado estão deixando a turma animada. Depois de um longo inverno, onde os empresários foram vistos quase como inimigos, os poucos dias de Governo Richa mostram que a situação já começa a se inverter.

Com agendas movimentadas os secretários da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, e da Indústria e do Comércio, Ricardo Barros, discutem, com outros setores do Governo, a elaboração de uma série de ações para fortalecer o parque industrial paranaense e tornar o Estado mais competitivo na atração de recursos. A expectativa é que logo venham boas novas aí para o setor produtivo paranaense.

Ivan Bueno no Porto de Paranaguá


Foto de José Richa e Ivan Bueno em 1983
Ivan Bueno é o novo assessor de imprensa do Porto de Paranaguá. A escolha foi pessoal de Beto Richa que tem grande apreço por Ivan. Fotógrafo, bom texto, ex-diretor de jornais, Ivan Bueno sempre acompanhou a trajetória política dos Richa. Foi o fotógrafo oficial de José Richa na campanha ao governo do Paraná em 1982 e durante o mandato de Richa.
Ivan Bueno tem fotobiografias de José Richa em livros que estão no prelo.

Prazo para defesa de Carli Filho termina hoje


O prazo concedido para a defesa de Carli Filho pelo Juiz de Direito da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba, Dr. Daniel Surdi de Avelar, para a apresentação das alegações finais, termina hoje, às 17h.
De acordo com o advogado criminalista Elias Mattar Assad, que representa a família Yared como assistente do MP, caso a defesa não entregue o processo até o vencimento do prazo, em data de hoje, ingressará com pedido para que o Juiz determine a imediata restituição do processo denominado “cobrança de autos”.
Ainda, de acordo com o mesmo advogado, caso não seja apresentada a defesa final, o Juiz poderá tomar providências, entre elas, a remessa do processo para um defensor público.

Beto Richa anuncia investimento de R$ 150 milhões no Porto


Agora pouco o governador Beto Richa anunciou em uma reunião com dirigentes sindicais um investimento total de R$ 150 milhões no Porto de Paranaguá.
A dragagem emergencial será feita em três etapas:
*Dragagem de manutenção dos berços
*Dragagem de manutenção da área de manobras dos navios
*Dragagem de aprofundamento
Além da dragagem, o cais do porto será ampliado de 20 para 32 berços.
A iniciativa privada irá investir R$ 20 milhões na construção de um silo.
Durante todo o dia de hoje, o governador cumpre agenda no litoral do Estado.

Projeto “Bolsa Família” paranaense será lançado nas próximas semanas

A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, comandada pela primeira-dama Fernanda Richa, anunciou nesta quinta-feira (06) o lançamento do programa Família Paranaense. O projeto de assistência social é parecido com o Bolsa Família, do Governo Federal, e será lançado nas próximas semanas.

Governo deve anular planos de cargos e salários e atos de renúncia fiscal

Os últimos atos do governo Orlando Pessuti (PMDB) estão sob a lupa dos membros do governo. Além dos inúmeros atos de renúncia fiscal que serão anulados, agora estão sob observação os planos de cargos e salários para algumas corporações feitos no apagar das luzes.
Verdadeiros banquetes com o dinheiro público estavam para serem concretizados, o que tiraria ainda mais a capacidade de investimentos do governo.

CASOS DE CONJUNTIVITE AUMENTAM EM ATÉ 50% NO VERÃO

PAULO MELO ON LINE
JOICE HASSELMANN

Caso Carli Filho: alegações finais da defesa não são entregues

Terminou hoje às 5 horas da tarde, o prazo concedido para a defesa do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho apresentar as alegações finais no processo em que o ex-parlamentar é acusado de ser o responsável pelo acidente que matou dois jovens em maio de 2009. O documento não foi entregue à Justiça. Segundo o advogado criminalista Elias Mattar Assad, que representa a família de Gilmar Yared, um dos jovens mortos no acidente, na próxima segunda-feira ele vai pedir ao Juiz que faça a cobrança de autos, para que a defesa de Carli entregue obrigatoriamente o processo em no máximo 24 horas. De acordo com Mattar Assad, se as determinações judiciais não foram cumpridas pela defesa de Carli, o ex-parlamentar pode ter de constituir um novo advogado ou ainda ter o processo encaminhado para a defensoria pública do Estado. O advogado de Luiz Fernando Ribas Carli Filho, Roberto Brzezinski foi procurado por nossa equipe de reportagem mas não atendeu às nossas ligações.

Casos de conjuntivite aumentam em até 50% no verão

Nesta época de verão, os casos de conjuntivite aumentam em até 50%, segundo os especialistas. Durante esse período do ano, os médicos chegam a atender uma média de quinze pacientes por dia que contraíram a doença. A conjuntivite é caracterizada pela inflamação da conjuntiva, que é a membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular, o branco dos nossos olhos. O oftalmologista Luiz Antonio Lipinski explica que o clima do verão é o principal responsável pelo crescimento dos casos. Os principais sintomas da doença são irritação nos olhos, sensibilidade à luz e secreção quando a causa for de origem bacteriana. A orientação é sempre procurar um médico quando esses sinais começarem a aparecer. Caso contrário, a doença pode se agravar, explica Lipinski. Para se prevenir da conjuntivite, o principal cuidado é evitar colocar a mão nos olhos. Outra recomendação é trocar com frequência as toalhas que são usadas para enxugar o rosto e as mãos.

Deputado entra com ação popular por extradição de Battisti

O deputado federal do PSDB do Paraná, Fernando Francisquini entrou com uma ação popular no Supremo Tribunal Federal para extraditar o ex-ativista italiano Césare Battisti e anular o ato do ex-presidente Lula que nega a extradição. Segundo o deputado paranaense a decisão da presidência pode causar danos irreparáveis ao patrimônio público e à economia nacional, já que abriu uma crise diplomática. Segundo Francisquini, há também um descontentamento da população em relação ao caso. De acordo com o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraná, José Lúcio Glomb, essa questão foi criada por uma indefinição inicial do Supremo Tribunal Federal (STF). Para Glomb esse caso só deve ser resolvido depois do recesso. Segundo ele o que também pode contribuir para a demora na solução é o fato do STF ainda não estar com a composição completa, já que a presidenta Dilma Rousseff precisa indicar e nomear um ministro. Para o presidente da OAB do Paraná a situação precisaria ser resolvida no âmbito dos tratados existentes. O governo brasileiro concedeu a Césare Batisti o status de refugiado político em janeiro de 2009. Ele é acusado de quatro assassinatos na Itália e é condenado a prisão perpétua pela justiça de Milão.

Sesi-PR vai oferecer curso sobre uso de medicamentos

Começa nesta segunda-feira (10) um curso sobre o uso correto de medicamentos. As aulas são realizadas pela internet e são de graça. A iniciativa é do Sesi do Paraná e está disponível a toda a população.
Segundo a gerente de saúde e segurança do Sesi, Carmem de Camargo, o curso aborda questões como remédios genéricos e não genéricos, uso consciente e medicamentos alternativos como os homeopáticos e fitoterápicos. São quatro horas de curso que devem ser feitas em um mês. Ao final o participante ganha um certificado. Para participar é necessário apenas se inscrever pelo site sesipr.org.br e clicar no ícone “educação à distância”.

OAB pede a filhos de Lula devolução de passaporte

Da Agência Estado
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, fez um apelo aos familiares do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que devolvam os passaportes diplomáticos do Itamaraty que receberam no último dia 29 de dezembro. Ophir afirmou que caso os passaportes não sejam devolvidos espontaneamente, a OAB se vê na obrigação de tentar medida judicial para buscar correção do ato da concessão do documento pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Em seu site, a OAB publicou trechos das declarações de Ophir, que afirmou que “o passaporte diplomático é concessão que deve ser dada a autoridades que devem representar o país internacionalmente e, por isso mesmo, precisam de um ir e vir mais tranquilo”. “A concessão de passaportes a outras pessoas que não estejam enquadradas nessa filosofia, deve ser algo excepcional. Quanto ao caso de filhos de um ex-presidente ter esse passaporte, isso é extremamente danoso face ao princípio da moralidade administrativa e atenta contra a própria lei”, acrescentou.

Pescadores voltam ao trabalho em Paranaguá

Os cerca de 1500 pescadores de Paranaguá voltaram ao trabalho hoje, depois da mortandade de peixes que atingiu a baía da região. Apesar do desconhecimento das causas das mortes, eles voltaram ao mar para retirar outras espécies, que não foram prejudicadas. Segundo o presidente da Colônia de Pescadores do município, Edmir Ferreira, somente um tipo de sardinha não está sendo capturada. O presidente explica que o prejuízo continua, já que as vendas estão muito fracas e ainda há peixes mortos no mar. Para ajudar os pescadores, a Defesa Civil está distribuindo cestas básicas. A reportagem da BandNews entrou em contato com alguns restaurantes de Paranaguá. A informação dada é que o consumo de peixes continua normal. O resultado parcial de uma análise feita pelo Centro de Estudos do Mar deve sair na segunda-feira.

Operação Vila Mendes prende 19 pessoas acusadas de tráfico de drogas

Até agora, 19 pessoas foram presas acusadas de tráfico de drogas, na Operação Vila Mendes, desarticulada em Campo Mourão, na região norte do Paraná, ontem. Outros seis mandados de prisão ainda são cumpridos. Entre os presos estão a jornalista Maritana Forlin e um falso advogado. Eles usavam os cargos para ter acesso a informações sigilosas, que eram repassadas aos bandidos. Em uma conversa divulgada pela polícia, um bandido conta que ele e outro traficante conhecido como “chinês” foram até um vila para cobrar uma dívida. Em seguida, a repórter pede para o criminoso que, assim que cometer o assassinato, avise ela por telefone.
O nome da operação Vila Mendes faz referência ao local onde se concentrava o maior número de criminosos. De acordo com o delegado de Campo Mourão, José Jacovós, a quadrilha agia principalmente na região, e traficava crack e maconha.
O delegado conta que as investigações começaram há três meses. Todos os envolvidos vão responder por tráfico, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e homicídio.

Acusado de assassinar agente penitenciário é preso

Um homem acusado de assassinar o agente penitenciário Carlos Alberto Pereira, na terça-feira, foi preso hoje de manhã. Segundo investigações da polícia, Nilson Ramos Paula, de 25 anos, matou o agente em frente à casa da vitima, no bairro Fazendinha, com três tiros. O motivo do crime seria uma desavença entre o agente e o acusado. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Rafael Viana, a morte não tem relação com o fato de o homem trabalhar como agente penitenciário.
A polícia chegou até o suspeito depois que uma testemunha que presenciou a fuga do rapaz informou aos investigadores a placa do carro usado no crime. O veículo também foi apreendido e o dono dele, que é colega do homem preso, também será indiciado. Duas armas foram apreendidas. Uma delas pode ser a utilizada no assassinato. O delegado rafael Viana explica que o preso já tem passagem pela polícia por outros crimes.
Depois da morte do agente Carlos Alberto Pereira, a categoria organizou uma manifestação e suspendeu os trabalhos nos presídios na quarta e quinta-feira. Eles tiveram uma reunião com a Secretaria de Justiça para pedir mais segurança para a categoria. O presidente do sindicato que representa os agentes, José Roberto Neves,defende que as investigações continuem.
Nilson Ramos Paula foi ouvido na Delegacia de Homicídios e encaminhado para o Centro de Triagem II, em Piraquara.

Anunciados nomes que vão integrar a Administração dos Portos

Em Paranaguá, Beto Richa anunciou mais quatro nomes que farão parte da nova Administração dos Portos. O novo diretor do Porto de Antonina será Paulo Scalco. No Porto de Paranaguá a direção técnica ficará sob responsabilidade de Paulinho Dalmaz. Lourenço Fregonese é o novo diretor empresarial e Carlos Alberto Frisoli é o novo diretor administrativo e financeiro.

Beto anuncia investimentos no Porto de Paranaguá

O governador Beto Richa (PSDB) se reuniu esta manhã (sexta) com representantes sindicais e trabalhadores dos portos do Paraná para falar sobre alguns projetos que serão executados a partir de agora. O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e o superintendente dos portos, Airton Maron, também participaram do encontro. No litoral, Beto Richa disse que escolheu Paranaguá como primeiro destino de viagem no governo para reafirmar as mudanças que ocorrerão nos portos. Segundo ele o terminal de Paranaguá voltará a ser referência em todo o país.
Entre as obras anunciadas estão as três etapas de dragagem que terão o custo de 155 milhões de reais, e a construção de um silo, investimento da iniciativa priva, que deve custar cerca de 20 milhões de reais. Em conversa com os jornalistas Richa também explicou como deve funcionar o programa Família Paranaense, lançado nesta quinta pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social do Paraná. Cerca de 7 mil famílias devem receber uma espécie de bolsa em dinheiro em 2011. Segundo o governador, apenas quem ainda não é atendido pelo governo federal poderá participar do novo programa.

PSC, PSB e PRB formalizam bloco na Assembleia

Do Blog do Rigon
A assessoria do deputado federal Ratinho Junior informou agora à tarde que PSC, PRB e PSB se uniram para formar a segunda maior bancada da Assembleia Legislativa do Paraná, bloco com sete deputados. “Os três partidos resolveram se unir e formar este novo bloco para ter mais força política nas decisões dentro da Assembleia. Além disso, essa aliança deve ajudar no bom andamento dos trabalhos na Casa e também na aprovação de projetos importantes para os paranaenses de forma mais ágil. A bancada PSC/PRB/PSB cria uma nova força na Assembleia Legislativa, ficando atrás apenas do PMDB e PSDB. Isso deve democratizar o debate dentro da Assembléia e descentralizar o poder de decisão”, informa a nota.

PF diz que pedirá 3ª prorrogação do inquérito do caso Erenice

Do G1
A Polícia Federal vai pedir pela terceira vez a prorrogação do prazo do inquérito que investiga denúncias de tráfico de influência na Casa Civil durante a gestão da ex-ministra Erenice Guerra, segundo informou a assessoria do órgão.
O inquérito foi instalado em setembro. Outros dois pedidos de prorrogação já tinham sido feitos em outubro e em novembro.
De acordo com a PF, o novo pedido de renovação dos trabalhos por mais 30 dias está pronto, mas ainda não foi enviado ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região porque o Judiciário estava em recesso. A Justiça Federal retoma as atividades nesta sexta.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

IRMÃOS TERIAM ENTERRADO PAI VIVO NO MARANHÃO

PAULO MELO ON LINE

Irmãos são suspeitos de enterrar pai vivo no Maranhão

Vizinho que teria ajudado a dupla também foi detido no município de Timon.
Polícia investiga qual seria a motivação do crime.

Do G1, em São Paulo
Dois irmãos suspeitos de enterrar o pai ainda vivo foram presos em Timon, no Maranhão, na quinta-feira (6). Um vizinho da vítima também foi detido por participação no crime, cometido em 29 de dezembro.
O delegado Antonio Valente Filho contou ao G1 que, em depoimento, os irmãos confessaram o crime. Os jovens, de 18 e 21 anos, disseram ser homossexuais e, por esse motivo, seriam constantemente agredidos pelo pai. Mas a polícia suspeita que eles também estavam disputando com o pai a direção de um terreiro de umbanda que pertencia à família.
“Eles alegam que o pai não concordava com a opção sexual deles, que bebia muito e era violento. Eles resolveram colocar um fim nisso e agiram dessa forma. A mãe deles não tinha conhecimento do fato”, disse Valente Filho.
Com a ajuda do vizinho, os rapazes teriam cavado um buraco numa área dentro do terreiro de. No dia do crime, os irmãos deram uma dose extra do remédio que o pai costumava tomar, depois que ele dormiu, foi enterrado na cova que já estava pronta.
“O médico já nos confirmou que ele morreu por asfixia. Ele realmente foi enterrado vivo”, afirmou o delegado. “Nós estamos investigando qual foi a verdadeira motivação do crime. Acreditamos que o fato foi motivado por uma disputa pelo controle do terreiro de umbanda, que passaria a ser dirigido pelo filho mais velho. Não achamos que o motivo seja somente as brigas por causa da opção sexual dos irmãos.”
Segundo Valente Filho, o crime foi descoberto depois que o vizinho comentou com pessoas da cidade sobre o buraco que havia sido cavado. “A conversa começou a se disseminar pela vizinhança. Eles se sentiram pressionados e acabaram confessando o crime para um tio, que chamou a polícia. Em depoimento, eles também confessaram.”
O delegado afirmou que o inquérito policial deve ser concluído dentro de 15 dias.

CRIANÇA DE 4 ANOS INCLUIDA NO SPC EM MINAS GERAIS

PAULO MELO ON LINE


Nome de criança de 4 anos, de Montes Claros-MG, está no SPC

Advogado da família diz que suposta dívida estaria em torno de R$ 30 mil.
CPF do garoto teria sido clonado e usado por fraudador de outra cidade.

Do G1 MG, com informações da Inter TV

  
Um menino de quatro anos está com o nome no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), em Monte Claros, Região Norte de Minas Gerais. O pai dele, para receber um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o filho que estava com uma doença grave, fez o CPF para a criança. O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do garoto teria sido clonado e o nome dele foi para o SPC. A criança agora tem dívidas com cartão de crédito, financiamento de carro e lojas de eletrodomésticos.
O advogado da família que acompanha o caso, Andrey Mendes Santos, afirmou que a suposta dívida está em torno de R$ 30 mil e que o fraudador teria agido longe de Montes Claros.
O banco que emitiu cobranças de cartão de crédito em nome do menino informou que está apurando o caso.

MANIFESTANTES PROTESTAM E BOTAM FOGO EM VEICULOS

PAULO MELO ON LINE

Manifestantes protestam por
alagamento e colocam fogo em veículos

Um ônibus e um caminhão tanque foram incendidados. A polícia foi acionada
Do R7, com informações da Agência Record
ReproduçãoReprodução
Policiais militares foram acionados para atender a ocorrência na zona leste

Manifestantes colocaram fogo em veículos na altura do número 25.000 da Avenida Sapopemba, na zona leste de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (7).

Segundo informações preliminares, o protesto se deve ao alagamento da via. Um ônibus e um caminhão tanque já foram incendiados. Policiais militares foram acionados para atender a ocorrência por volta das 17h30.

A forte chuva que atingiu a capital paulista na tarde desta sexta provocou o transbordamento do córrego Aricanduva, na zona leste da cidade. Por isso, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) decretou estado de atenção para a região.

Populares ajudavam motoristas que ficaram ilhados por causa do alagamento a saírem de seus carros.

Toda a capital paulista foi colocada em atenção - quando há risco de transbordamento de rios - às 17h50 desta sexta-feira. Até as 18h30, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) contabilizava 27 pontos de alagamento.

TARSO GENRO STF AGE DITATORIALMENTE

PAULO MELO ON LINE

STF age de forma 'absolutamente ilegal e ditatorial', diz Tarso

Ao iG, autor do pedido de refúgio ao ativista italiano confronta o Supremo e diz que tribunal provoca abalo na soberania nacional

Clarissa Oliveira, iG São Paulo

Autor do pedido original para que fosse concedido status de refugiado político ao italiano Cesare Battisti, o ex-ministro da Justiça e hoje governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, reagiu duramente à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter o ex-ativista preso em Brasília. Ao iG, Tarso disse com que a Corte age de maneira "ilegal" e "ditatorial", causando um "prejuízo institucional grave" e um "abalo à soberania nacional".

Foto: Agência Brasil
Tarso Genro foi autor do pedido que deu origem à polêmica em torno de Cesare Battisti
Tarso pediu que fosse concedido status de refugiado a Battisti em janeiro de 2009, quando ainda comandava o Ministério da Justiça no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, a decisão provocou fortes reações na Itália, abrindo assim a polêmica que cerca o caso até hoje. "Battisti está preso ilegalmente desde o momento em que eu despachei o refúgio, pois a lei que rege o assunto determina que o processo de extradição fica interrompido a partir deste ponto", reagiu Tarso, sem disfarçar a contrariedade com relação ao fato de Battisti permanecer preso.
Desde que Tarso pediu o refúgio, o caso foi parar no Supremo, que autorizou a extradição do italiano, mas delegou a decisão final ao presidente da República. Lula só se pronunciou no último dia 31 de dezembro, negando a devolução do italiano ao seu país de origem, onde ele enfrenta uma condenação por quatro assassinatos cometidos na década de 70. Segundo Tarso, o Supremo repetiu a irregularidade praticada em 2009 ao determinar nesta semana que Battisti permaneça preso até que o relator do processo, ministro Gilmar Mendes, retome a apreciação do caso.
"O Supremo deveria ter libertado Battisti imediatamente e não o faz de maneira ostensivamente ilegal", reagiu Tarso, que acusou o Supremo de "descartar a soberania nacional". "Quando o Supremo Tribunal Federal , que é a instância máxima do Judiciário, age de forma absolutamente ilegal e ditatorial como agora, cria-se a pior das situações, pois não há mais a quem recorrer", protestou. "Esta deixou de ser uma questão jurídica. É uma questão política”, emendou o ex-ministro.

Foto: ae Ampliar
Cesare Battisti

O governador petista concluiu com uma crítica aos defensores da extradição do italiano. “Os que chamam Battisti de terrorista são os mesmos que defendem a impunidade aos torturadores, que vivem soltos e impunes pelo País afora.”
Decisão
As declarações feitas por Tarso ao iG, em conversa por telefone no fim da tarde deste sexta-feira, ocorrem um dia após o presidente do Supremo, Cezar Peluso, determinar que Battisti permaneça no presídio da Papuda, em Brasília, onde está desde 2007. Peluso negou o pedido de soltura apresentado pela defesa do italiano ao determinar que o processo fosse encaminhado ao ministro Gilmar Mendes. Se o relator deixar para analisar o caso somente na volta do recesso, Battisti pode ficar preso até fevereiro.
Diante da notícia, a defesa do italiano disse que a permanência dele na prisão configurava em uma espécie de “golpe de Estado”. Em meio ao imbróglio jurídico, Battisti aguarda sua libertação “aflito”, segundo relato feito ao iG por pessoas que estiveram ele na prisão nos últimos dias. Ao mesmo tempo, o governo italiano segue empenhado em pressionar o governo brasileiro voltar atrás e conceder a extradição.

MOTORISTAS ILHADOS EM SÃO PAULO

PAULO MELO ON LINE

Córrego transborda na zona leste e deixa motoristas ilhados

Córrego Aricanduva alagou avenida e deixou dezenas de carros ilhados na zona leste; uma pessoa morreu após desabamento

iG São Paulo 

Foto: Luiz Guarnieri/Futura Press
Cachorro se refugia em carro que ficou coberto pelas águas na região da avenida Aricanduva
O córrego Aricanduva, um dos principais afluentes do rio Tietê, transbordou na zona leste de São Paulo e deixou dezenas de carros ilhados na av. Aricanduva após a forte chuva que atingiu a região e a Grande São Paulo nesta sexta-feira. Por conta disso, a subprefeitura da Vila Formosa ficou em estado de alerta por mais de 2 horas. A capital teve regiões em estado de atenção até as 20h20, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Um homem morreu após o desabamento de uma laje de depósito na rua Professor Adhemar Antônio Prado, 438, no Jardim Tietê, também na zona leste. Segundo o Corpo de Bombeiros, o proprietário do depósito morreu no local. Outras duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para um hospital da região.

Foto: Reprodução/Band Ampliar
Motorista é resgatado por bote do Corpo de Bombeiros na avenida Aricanduva
A cidade registrou pelo menos 33 pontos de alagamento durante o dia. Conforme informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), já não há registro de alagamentos intransitáveis na região do Aricanduva, apenas lama entre as pistas.De acordo com a Infraero, o aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade, fechou para pousos e decolagens por cerca de 20 minutos.
Segundo técnicos do CGE, o transbordamento do córrego Aricanduva, ocorreu porque em apenas duas horas choveu 67 mm na cabeceira do Aricanduva - localizada no córrego Oratório, na divisa entre os municípios de Mauá e São Paulo - o que representa 28% do previsto para o mês. A esse volume de água se somaram outros 40 mm de chuva, que caíram na região da avenida Aricanduva, próximo à avenida Itaquera.

SOMÁLIA FOI PEGO DE SURPRESO FORJANDO FALSO SEQUESTRO

PAULO MELO ON LINE

Jogador Somália forjou sequestro-relâmpago, diz polícia do Rio

Ele teria mentido por ter se atrasado para o treino do Botafogo.
Imagens mostram jogador em elevador do prédio na hora do suposto crime.

Thamine Leta Do G1 RJ
SomáliaJogador, que havia dito que foi sequestrado, é filmado pelo circuito interno de segurança do prédio onde mora (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
A polícia afirmou nesta sexta-feira (7) que o jogador Somália, do Botafogo, que prestou queixa contra um sequestro-relâmpago na última quarta, forjou a história. A informação é da delegada Juliana Domingues, da 16ª DP (Barra da Tijuca, na Zona Oeste), que afirmou que as imagens do circuito interno do prédio do jogador provam que ele estava em casa no momento em que teria acontecido o crime.
Contradições
Na quarta, o jogador chegou à delegacia afirmando que havia sido sequestrado às 7h15 e liberado às 9h40 por um homem armado. Por esse motivo, ele explicou que faltou ao treino. Ainda segundo Somália, o suspeito teria roubado dinheiro e jóias. A polícia desconfiou do jogador quando, durante o depoimento, ele se contradisse em alguns momentos. A primeira seria a respeito da arma usada durante o suposto crime.

FILHO DE LULA PROMETE DEVOLVER PASSAPORTE

PAULO MELO ON LINE

Filho de Lula promete devolver passaporte diplomático


DANIEL RONCAGLIA
DE SÃO PAULO
Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu nesta sexta-feira devolver o passaporte diplomático que recebeu do Itamaraty.
"Vou [devolver], aliás, nem vi... Devolvo o antigo também, sem nenhuma escrita nele, branco como chegou", afirmou o filho de Lula pelo Twitter.


Rodrigo Paiva - 24.jan.2007/Folha Imagem
Ele disse que não usou e nem viu seu passaporte durante os oito anos de governo Lula.
Marcos Cláudio afirma ter viajado apenas para o Paraguai e a Argentina, países que fazem parte do Mercosul e pedem apenas o documento de identidade para os brasileiros.
"Nunca usamos em oito anos de governo democrático e nem usaremos", disse.
Marcos Cláudio atacou diversas vezes a Folha ao longo do dia pelo microblog.
"O fato real é não ler esses artigos ridículos da Folha de S.Paulo e deixar só os jumentinhos continuarem crendo e seguindo... Minoria sempre."
"A @Folha_Poder [perfil do caderno Poder, da Folha, no microblog] é um lixo, os seguidores da doutrina de acabar com o Brasil são piores ainda. Só pessoas com baixa inteligência crêem no PIG [sigla para Partido da Imprensa Golpista, terminologia usada por blogueiros para atacar a imprensa]", completou em outro tuíte.
A Folha revelou esta semana que os passaportes diplomáticos dele e do seu irmão, Luís Cláudio Lula da Silva, 25, foram renovados por quatro anos dois dias antes do fim do mandato de Lula.
A assessoria de Lula, que descansa em uma base do Exército em Guarujá (SP), disse que ele não irá comentar o assunto. Marcos Cláudio também está na base.
Nesta sexta-feira, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, pediu a Marcos Cláudio e ao seu irmão, Luís Cláudio Lula da Silva, 25, que devolvessem os passaportes diplomáticos.
"O governante não pode ceder às tentações do cargo. Enquanto ele estiver no cargo deve ter as regalias necessárias para o exercício do cargo. A partir do momento em que deixa o cargo, ele passa a ser um cidadão comum, igual a todos", afirmou o advogado.
Para o presidente da OAB, os filhos de Lula devem devolver o passaporte para evitar "constrangimento público" ao ex-presidente. A entidade também prometeu processá-los se não houver devolução.
"Caso isso não ocorra, é hipótese de apuração pelo Ministério Público Federal, em função do ato de ilegalidade administrativa, que quebra a isonomia entre os brasileiros", afirma Cavalcante.
Segundo entendimento do Itamaraty, dependentes de autoridades podem receber o documento até os 21 anos (24, no caso de estudantes, ou em qualquer idade se forem portadores de deficiência).
Questionado, o órgão disse que ambos já tinham o passaporte especial e tratava-se de uma renovação.
A decisão que beneficiou os filhos de Lula diz que a concessão foi "em caráter excepcional" e "em função de interesse do país", mas não apresenta justificativa para a concessão.
O presidente da OAB também encaminhou ao Itamaraty um ofício pedindo a lista das pessoas que têm o passaporte diplomático com a mesma justificativa.
O Itamaraty não confirmou se recebeu o ofício da OAB nesta sexta-feira.
Luís Cláudio é o filho caçula de Lula. Formado em educação física, foi preparador físico do Corinthians. Marcos Cláudio é filho do primeiro casamento de Marisa Letícia, a ex-primeira-dama, e foi adotado por Lula. Formado em psicologia, é empresário e tentou ser candidato a vereador em 2008.