sábado, 8 de janeiro de 2011

CASOS DE CONJUNTIVITE AUMENTAM EM ATÉ 50% NO VERÃO

PAULO MELO ON LINE
JOICE HASSELMANN

Caso Carli Filho: alegações finais da defesa não são entregues

Terminou hoje às 5 horas da tarde, o prazo concedido para a defesa do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho apresentar as alegações finais no processo em que o ex-parlamentar é acusado de ser o responsável pelo acidente que matou dois jovens em maio de 2009. O documento não foi entregue à Justiça. Segundo o advogado criminalista Elias Mattar Assad, que representa a família de Gilmar Yared, um dos jovens mortos no acidente, na próxima segunda-feira ele vai pedir ao Juiz que faça a cobrança de autos, para que a defesa de Carli entregue obrigatoriamente o processo em no máximo 24 horas. De acordo com Mattar Assad, se as determinações judiciais não foram cumpridas pela defesa de Carli, o ex-parlamentar pode ter de constituir um novo advogado ou ainda ter o processo encaminhado para a defensoria pública do Estado. O advogado de Luiz Fernando Ribas Carli Filho, Roberto Brzezinski foi procurado por nossa equipe de reportagem mas não atendeu às nossas ligações.

Casos de conjuntivite aumentam em até 50% no verão

Nesta época de verão, os casos de conjuntivite aumentam em até 50%, segundo os especialistas. Durante esse período do ano, os médicos chegam a atender uma média de quinze pacientes por dia que contraíram a doença. A conjuntivite é caracterizada pela inflamação da conjuntiva, que é a membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular, o branco dos nossos olhos. O oftalmologista Luiz Antonio Lipinski explica que o clima do verão é o principal responsável pelo crescimento dos casos. Os principais sintomas da doença são irritação nos olhos, sensibilidade à luz e secreção quando a causa for de origem bacteriana. A orientação é sempre procurar um médico quando esses sinais começarem a aparecer. Caso contrário, a doença pode se agravar, explica Lipinski. Para se prevenir da conjuntivite, o principal cuidado é evitar colocar a mão nos olhos. Outra recomendação é trocar com frequência as toalhas que são usadas para enxugar o rosto e as mãos.

Deputado entra com ação popular por extradição de Battisti

O deputado federal do PSDB do Paraná, Fernando Francisquini entrou com uma ação popular no Supremo Tribunal Federal para extraditar o ex-ativista italiano Césare Battisti e anular o ato do ex-presidente Lula que nega a extradição. Segundo o deputado paranaense a decisão da presidência pode causar danos irreparáveis ao patrimônio público e à economia nacional, já que abriu uma crise diplomática. Segundo Francisquini, há também um descontentamento da população em relação ao caso. De acordo com o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraná, José Lúcio Glomb, essa questão foi criada por uma indefinição inicial do Supremo Tribunal Federal (STF). Para Glomb esse caso só deve ser resolvido depois do recesso. Segundo ele o que também pode contribuir para a demora na solução é o fato do STF ainda não estar com a composição completa, já que a presidenta Dilma Rousseff precisa indicar e nomear um ministro. Para o presidente da OAB do Paraná a situação precisaria ser resolvida no âmbito dos tratados existentes. O governo brasileiro concedeu a Césare Batisti o status de refugiado político em janeiro de 2009. Ele é acusado de quatro assassinatos na Itália e é condenado a prisão perpétua pela justiça de Milão.

Sesi-PR vai oferecer curso sobre uso de medicamentos

Começa nesta segunda-feira (10) um curso sobre o uso correto de medicamentos. As aulas são realizadas pela internet e são de graça. A iniciativa é do Sesi do Paraná e está disponível a toda a população.
Segundo a gerente de saúde e segurança do Sesi, Carmem de Camargo, o curso aborda questões como remédios genéricos e não genéricos, uso consciente e medicamentos alternativos como os homeopáticos e fitoterápicos. São quatro horas de curso que devem ser feitas em um mês. Ao final o participante ganha um certificado. Para participar é necessário apenas se inscrever pelo site sesipr.org.br e clicar no ícone “educação à distância”.

OAB pede a filhos de Lula devolução de passaporte

Da Agência Estado
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, fez um apelo aos familiares do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que devolvam os passaportes diplomáticos do Itamaraty que receberam no último dia 29 de dezembro. Ophir afirmou que caso os passaportes não sejam devolvidos espontaneamente, a OAB se vê na obrigação de tentar medida judicial para buscar correção do ato da concessão do documento pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Em seu site, a OAB publicou trechos das declarações de Ophir, que afirmou que “o passaporte diplomático é concessão que deve ser dada a autoridades que devem representar o país internacionalmente e, por isso mesmo, precisam de um ir e vir mais tranquilo”. “A concessão de passaportes a outras pessoas que não estejam enquadradas nessa filosofia, deve ser algo excepcional. Quanto ao caso de filhos de um ex-presidente ter esse passaporte, isso é extremamente danoso face ao princípio da moralidade administrativa e atenta contra a própria lei”, acrescentou.

Pescadores voltam ao trabalho em Paranaguá

Os cerca de 1500 pescadores de Paranaguá voltaram ao trabalho hoje, depois da mortandade de peixes que atingiu a baía da região. Apesar do desconhecimento das causas das mortes, eles voltaram ao mar para retirar outras espécies, que não foram prejudicadas. Segundo o presidente da Colônia de Pescadores do município, Edmir Ferreira, somente um tipo de sardinha não está sendo capturada. O presidente explica que o prejuízo continua, já que as vendas estão muito fracas e ainda há peixes mortos no mar. Para ajudar os pescadores, a Defesa Civil está distribuindo cestas básicas. A reportagem da BandNews entrou em contato com alguns restaurantes de Paranaguá. A informação dada é que o consumo de peixes continua normal. O resultado parcial de uma análise feita pelo Centro de Estudos do Mar deve sair na segunda-feira.

Operação Vila Mendes prende 19 pessoas acusadas de tráfico de drogas

Até agora, 19 pessoas foram presas acusadas de tráfico de drogas, na Operação Vila Mendes, desarticulada em Campo Mourão, na região norte do Paraná, ontem. Outros seis mandados de prisão ainda são cumpridos. Entre os presos estão a jornalista Maritana Forlin e um falso advogado. Eles usavam os cargos para ter acesso a informações sigilosas, que eram repassadas aos bandidos. Em uma conversa divulgada pela polícia, um bandido conta que ele e outro traficante conhecido como “chinês” foram até um vila para cobrar uma dívida. Em seguida, a repórter pede para o criminoso que, assim que cometer o assassinato, avise ela por telefone.
O nome da operação Vila Mendes faz referência ao local onde se concentrava o maior número de criminosos. De acordo com o delegado de Campo Mourão, José Jacovós, a quadrilha agia principalmente na região, e traficava crack e maconha.
O delegado conta que as investigações começaram há três meses. Todos os envolvidos vão responder por tráfico, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e homicídio.

Acusado de assassinar agente penitenciário é preso

Um homem acusado de assassinar o agente penitenciário Carlos Alberto Pereira, na terça-feira, foi preso hoje de manhã. Segundo investigações da polícia, Nilson Ramos Paula, de 25 anos, matou o agente em frente à casa da vitima, no bairro Fazendinha, com três tiros. O motivo do crime seria uma desavença entre o agente e o acusado. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Rafael Viana, a morte não tem relação com o fato de o homem trabalhar como agente penitenciário.
A polícia chegou até o suspeito depois que uma testemunha que presenciou a fuga do rapaz informou aos investigadores a placa do carro usado no crime. O veículo também foi apreendido e o dono dele, que é colega do homem preso, também será indiciado. Duas armas foram apreendidas. Uma delas pode ser a utilizada no assassinato. O delegado rafael Viana explica que o preso já tem passagem pela polícia por outros crimes.
Depois da morte do agente Carlos Alberto Pereira, a categoria organizou uma manifestação e suspendeu os trabalhos nos presídios na quarta e quinta-feira. Eles tiveram uma reunião com a Secretaria de Justiça para pedir mais segurança para a categoria. O presidente do sindicato que representa os agentes, José Roberto Neves,defende que as investigações continuem.
Nilson Ramos Paula foi ouvido na Delegacia de Homicídios e encaminhado para o Centro de Triagem II, em Piraquara.

Anunciados nomes que vão integrar a Administração dos Portos

Em Paranaguá, Beto Richa anunciou mais quatro nomes que farão parte da nova Administração dos Portos. O novo diretor do Porto de Antonina será Paulo Scalco. No Porto de Paranaguá a direção técnica ficará sob responsabilidade de Paulinho Dalmaz. Lourenço Fregonese é o novo diretor empresarial e Carlos Alberto Frisoli é o novo diretor administrativo e financeiro.

Beto anuncia investimentos no Porto de Paranaguá

O governador Beto Richa (PSDB) se reuniu esta manhã (sexta) com representantes sindicais e trabalhadores dos portos do Paraná para falar sobre alguns projetos que serão executados a partir de agora. O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e o superintendente dos portos, Airton Maron, também participaram do encontro. No litoral, Beto Richa disse que escolheu Paranaguá como primeiro destino de viagem no governo para reafirmar as mudanças que ocorrerão nos portos. Segundo ele o terminal de Paranaguá voltará a ser referência em todo o país.
Entre as obras anunciadas estão as três etapas de dragagem que terão o custo de 155 milhões de reais, e a construção de um silo, investimento da iniciativa priva, que deve custar cerca de 20 milhões de reais. Em conversa com os jornalistas Richa também explicou como deve funcionar o programa Família Paranaense, lançado nesta quinta pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social do Paraná. Cerca de 7 mil famílias devem receber uma espécie de bolsa em dinheiro em 2011. Segundo o governador, apenas quem ainda não é atendido pelo governo federal poderá participar do novo programa.

PSC, PSB e PRB formalizam bloco na Assembleia

Do Blog do Rigon
A assessoria do deputado federal Ratinho Junior informou agora à tarde que PSC, PRB e PSB se uniram para formar a segunda maior bancada da Assembleia Legislativa do Paraná, bloco com sete deputados. “Os três partidos resolveram se unir e formar este novo bloco para ter mais força política nas decisões dentro da Assembleia. Além disso, essa aliança deve ajudar no bom andamento dos trabalhos na Casa e também na aprovação de projetos importantes para os paranaenses de forma mais ágil. A bancada PSC/PRB/PSB cria uma nova força na Assembleia Legislativa, ficando atrás apenas do PMDB e PSDB. Isso deve democratizar o debate dentro da Assembléia e descentralizar o poder de decisão”, informa a nota.

PF diz que pedirá 3ª prorrogação do inquérito do caso Erenice

Do G1
A Polícia Federal vai pedir pela terceira vez a prorrogação do prazo do inquérito que investiga denúncias de tráfico de influência na Casa Civil durante a gestão da ex-ministra Erenice Guerra, segundo informou a assessoria do órgão.
O inquérito foi instalado em setembro. Outros dois pedidos de prorrogação já tinham sido feitos em outubro e em novembro.
De acordo com a PF, o novo pedido de renovação dos trabalhos por mais 30 dias está pronto, mas ainda não foi enviado ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região porque o Judiciário estava em recesso. A Justiça Federal retoma as atividades nesta sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário