terça-feira, 25 de janeiro de 2011

EL PAÍS: AMÉRICA LATINA TEM DIFICULDADES PARA CONTER INFLAÇÃO

PAULO MELO ON LINE
CH

Sponholz

Sponholz

El País: países da América Latina
têm dificuldades para segurar inflação

O Banco Mundial (BIRD) informou que a atual situação da economia Latino-americana é fruto de uma “sobrecarga de trabalho”. De acordo com o BIRD, a combinação de dois tipos de juros extremamente baixos nos Estados Unidos de forma prolongada junto à medidas de relação quantitativa e de estímulo econômico e altos preços de matérias primas, criaram um ambiente de pressões inflacionárias e um aumento nos fluxos de inversão e apreciação das divisas Latino-americanas, o que aumentou o trabalho dos Bancos Centrais. A situação deve ser resolvida com atitudes como a do Brasil, onde a primeira medida para frear os preços foi aumentar a taxa de juros. Informações do jornal El País.

ONU quer programas anti-desastres

A Estratégia Internacional para a Redução de Desastres fez um levantamento sobre os 373 maiores desastres naturais registrados ao longo do ano de 2010, e constatou que quase 300 mil pessoas morreram e cerca de US$ 110 bilhões foram gastos na recuperação dos danos. O órgão alertou que é necessário que se defina uma estratégia preventiva para evitar um aumento no número de mortes causadas pelos desastres. O assunto deverá ser discutidos entre os dias 8 e 13 de maio, durante a Plataforma Global para a Redução de desastres na Suíça.Informações da Agência Brasil.

DF: Secretaria de Educação cancela contratação de 1.545 professores

A Secretaria de Educação do Distrito Federal, anunciou nesta segunda (24), o cancelamento da contratação de 1.545 professores que seriam nomeados para lecionar em escolas públicas do DF. O motivo, segundo o informe, seria a falta de verbas e a “necessidade de compatibilizar as demandas dessa Secretaria, com as atuais possibilidades orçamentárias e financeiras do governo”.

Prefeito desaparece após protestos

Edson Mendonça
Foto
PREFEITO DE STO ANTONIO DO DESCOBERTO, DAVI LEITE
Após o fim dos protestos de moradores, a prefeitura da cidade goiana de Santo Antônio do Descoberto ficou às moscas. Tanto o prefeito, Davi Leite (PR) quanto os secretários e funcionários do governo desapareceram das repartições, deixando pra trás somente uma funcionária que quando questionada sobre o paradeiro de Leite respondia: “Deve ter se mandado para Goiânia, ou está escondido em alguma fazenda”. Mais cedo, quando ainda estava na cidade, o prefeito disse que a culpa pela falta de serviços básicos na cidade ou dos altos preços das passagens de ônibus são da falta de repasses vindos do governo estadual e da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

MG: prefeitura de BH lança programa
de adoção de patrimônios tombados

Um projeto que está prestes a ser instituído pela Gerência de Patrimônio Cultural da prefeitura de Belo Horizonte (MG) dará aos cidadãos a chance de “adotar” bens tombados construídos na capital mineira. A intenção é criar um roteiro turístico interpretativo, assim como os existentes em países de primeiro mundo. O programa será chamado de “Adote um Bem Cultural” e será lançado em fevereiro, nos mesmos moldes do “Adote o Verde”, outra iniciativa que conta com o apoio de 205 pessoas e entidades que são responsáveis pela manutenção de praças da cidade. Informações do Jornal Hoje em Dia.

Fotografia é história
João e José

1987. O encontro do então presidente República José Sarney com o poeta e compositor João do Vale, autor de vários sucessos da música popular brasileira, entre eles Pisa na Fulô e Peba na Pimenta, e uma das estrelas do lendário show Opinião, ao lado de Nara Leão, em 1964.

Como foiSarney foi a Macapá inaugurar obras do governo federal. No aeroporto, centenas de populares disputavam espaço para um cumprimento. Estudantes, políticos locais, comerciantes e jornalistas o aguardavam no desembarque. Para surpresa de todos, o presidente dirigiu-se para o lado oposto de onde todos o aguardavam. É que, de longe, ainda da escada do avião, identificou um antigo colega de banco da escola primária quando ambos, na década de 1940, foram estudar em São Luis. Era o já consagrado João do Vale, a quem não via fazia vinte anos e que estava na capital do Amapá para uma apresentação. Orlando Brito

Correios recebem doações para o Rio

As agências dos Correios em todo o Brasil estão recebendo donativos para as vítimas de enchentes no Rio de Janeiro. Podem ser doados alimentos não perecíveis, vestuário, roupas de cama, mesa e banho, calçados, tendas e barracas. Os produtos devem ser embalados pelo doador, em pacotes que não excedam 30 quilos, e entregues nas agências dos Correios. Embalagens frágeis, que possam se romper durante o manuseio e transporte, devem ser evitadas. A postagem dos donativos é gratuita. A encomenda deve ser endereçada à Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, não sendo permitido o envio a pessoas físicas, órgãos ou entidades.

NYT aposta em mais um fracasso
em encontro para resgatar o planeta

Lideranças políticas e econômicas de todo o mundo irão se reunir em Davos, Suíça, nesta semana para tentar resgatar o planeta e, segundo o The New York Times, é quase certo que irão falhar pela 41ª vez consecutiva. Ainda de acordo com a publicação, mesmo que fosse possível salvar o mundo em cinco dias, a lista de problemas globais só aumenta. O Relatório Global de Riscos do Fórum Econômico Mundial, publicado este mês, citou 37 aspectos mais preocupantes, um a mais do que no ano passado, e incluiu riscos já óbvios, como mudanças climáticas, conflitos geopolíticos, além de outros um pouco menos preocupantes até o momento, como, migração e novas tecnologias. As críticas do jornal são ainda mais duras em afirmar que os líderes irão se preocupar mais em se reunir em restaurantes e hotéis do que nos centros onde o Fórum será sediado.

Nigéria pede ajuda da ONU para retirar ex-presidente da Costa do Marfim

O Ministro de Relações Exteriores da Nigéria, Odein Ajumogobia, afirmou que o país pediu ao Conselho de Segurança da ONU, que autorize o uso de força na Costa do Marfim para cassar Laurent Gbagbo da liderança do país. No pedido, Ajumogobia afirmou que, “a Comunidade Econômica dos Países da África do Oeste pede suporte internacional,  através de uma resolução específica do Conselho, que permita o uso da força”. Ainda de acordo com Odain, a atual crise no país poderia “desencadear em uma verdadeira guerra civil” e ela teria sido causada por Gbagbo, que se recusa a deixar o posto, conquistado por Alessane Ouattara nas eleições de novembro passado. Informações do Le Monde com  a AFP e Reuters.

Pesquisa diz que teremos que produzir mais nos próximos 20 anos

O Governo do Reino Unido encomendou uma pesquisa ao Foresight Report on Food Farming Futures e o resultado foi alarmante, a população mundial será de 8,3 bilhões de pessoas e o planeta tem 20 anos para produzir 40% a mais de comida, 30% água potável e 50% a mais de energia. Segundo o estudo, no Brasil, se não fossem as políticas sociais, a taxa de pobreza do país seria de 13% e não de 8% durante os anos de 2004 e 2005. Informações da BBC Brasil.

Sarkozy: agenda G20 foca commodities

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou em discurso nesta segunda (24), que as metas do G20 precisam se encaixar com medidas para controlar a instabilidade do mercado de commodities. De acordo com Sarkozy, caso as maiores economias não saibam lidar com o mercado, haverá briga por alimentos nos países pobres, o que poderia ser refletido na economia mundial. Informações da Reuters.

Alencar depende de avaliação médica para saber se receberá homenagem

G1
Foto
EX-VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR
A equipe médica responsável pelo tratamento do ex-vice-presidente José de Alencar deverá avaliá-lo para decidir se ele poderá sair do hospital para receber a Medalha 25 de Janeiro, na cerimônia do aniversário de 457 anos da Cidade de São Paulo amanhã (25). Segundo o médico responsável pela saúde de Alencar, Francisco Carnevale, a avaliação será feita ainda nesta segunda (24) e o resultado será divulgado em boletim no final da tarde. Caso a presença seja confirmada, a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula também deverão comparecer à solenidade. Informações da Agência Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário